Vagas Abertas
Fios e cabos elétricos: Qual escolher?
A hora de escolher certos materiais para obras e reformas, seja para a casa ou para um estabelecimento comercial, muitas vezes pode parecer um grande problema. Toda a instalação elétrica precisa respeitar as especificações dos projetos. Mesmo em casas ou apartamentos é possível ter acesso a esses detalhamentos com a própria construtora. Lá está descrito o diâmetro necessário do condutor elétrico.
Os tipos de fios e cabos diferenciam-se de acordo com a sua resistência à corrente elétrica, milimetragem e cor, e a escolha deles depende do que o seu projeto e sua instalação precisam. Fazer uma escolha assertiva evita problemas no futuro, como quedas de energia, curtos-circuitos ou incêndios, em casos que a energia que passa pelos condutores é maior do que eles podem aguentar. Saiba mais a seguir tudo sobre cabos e fios elétricos:
– Cabos PP
Esse modelo possui grande flexibilidade e é muito usado para ligações de eletrodomésticos, como aspirador, e outros aparelhos mais profissionais, como furadeiras e máquinas de solda. São utilizados também no mercado automotivo.
– Fio Sólido
Esse tipo de fio é feito de cobre e PVC 750V – material que isola a tensão elétrica, evitando que o cabo transfira eletricidade para outros materiais. É mais utilizado em quadros elétricos, tomadas, chuveiros e em instalações residenciais e industriais mais simples, em que não são necessárias a flexibilidade do fio.
– Cabo flexível e cabo rígido
Assim, como os fios sólidos, estes cabos também são feitos de fios de cobre e isolados em PVC. Os cabos rígidos e flexíveis são os mais habituais e usados em diversas instalações elétricas – internas e fixas de luz, em residências, industriais, comerciais, entre outras. Possuem a mesma capacidade de condução de energia e indicações de uso que o fio sólido, no entanto, eles se diferenciam em sua flexibilidade.
– Cabos paralelos
Esses tipos de fios e cabos são recomendados para a instalação de aparelhos pequenos e portáteis e objetos de iluminação como abajures e lustres. Os cabos paralelos também são constituídos por fios de cobre e são considerados flexíveis.
Os fios e cabos de alumínio são mais utilizados para alta temperatura e linhas de alta tensão. São usados em situações mais extremas e suas especificações também são mais técnicas. Dificilmente você vai usar em sua residência, por isso, os modelos nesse post, foram abordados os que são feitos de cobre. A Embramat comercializa as melhores marcas do mercado com ótimos preços e entregamos para todo o brasil.
Comments are closed